Circuitos da F1 que fazem parte da MotoGP

A principal categoria do automobilismo mundial é a Fórmula 1, que atualmente roda o mundo com corridas de tirar o fôlego e ótimas disputas, assim como a MotoGP. Conheça agora os circuitos da F1 que fazem parte da MotoGP. 

MotoGP 

A principal categoria da motovelocidade tem o seu campeonato mundial organizado pela Federação Internacional de Motovelocidade, a FIM. No ano de 2022, foram 20 provas ao todo. A competição teve corridas na Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e Oceania. 

O grande campeão foi o italiano Francesco Bagnaia, piloto da escuderia Ducati, com 265 pontos conquistados. 

Fórmula 1

A categoria mais famosa do automobilismo é organizada pela FIA, Federação Internacional de Automobilismo. Na temporada de 2022, 22 corridas foram disputadas, nos mesmos continentes que a MotoGP. 

O campeão de 2022, e 2021 também, foi o holandês Max Verstappen, da Red Bull. O piloto foi campeão com 4 corridas de antecedência. 

Alguns desses 22 circuitos da F1 também estão presentes no calendário da MotoGP, 4 para ser exato. O número poderia aumentar, pois as duas categorias têm provas disputadas em países iguais, mas com pistas diferentes.   

É o caso da Itália. Enquanto a Fórmula 1 é disputada em Monza, a MotoGP corre em Mugello. Chegou a hora de conhecer os circuitos da F1 que fazem parte da MotoGP!

Red Bull Ring – Spielberg, Áustria

O primeiro circuito da nossa lista é a casa da RBR, escuderia do campeão da F1 Max Verstappen. Localizado na Áustria, a pista tem 4318 metros de comprimento e apenas 10 curvas. A capacidade total do autódromo é de 40 mil espectadores. 

Reta principal do Red Bull Ring, na Áustria
Localizado na Áustria, o Red Bull RIng é um circuito com poucas curvas e extremante veloz

O circuito é muito veloz e as voltas na Fórmula 1 são geralmente realizadas com tempos abaixo de 1 minuto e 8 segundos. 

A pista foi construída no final dos anos 60 e fez parte da Fórmula 1 entre 1970 e 2003. Depois disso, o local só voltou a receber a F1 2014, após reformas no local, feitas pela Red Bull. E a MotoGP passou a ser disputada por lá em 2016.

O grande vencedor na Fórmula 1 foi o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari. Na MotoGP quem levou a melhor foi o italiano Francesco Bagnaia. 

Circuito da Catalunha – Montmeló, Espanha 

Localizada na cidade espanhola de Montmeló, próxima a Barcelona, o Circuito da Catalunha recebe corridas da F1 desde 1991 e da MotoGP desde 96. A pista recebeu uma prova do ciclismo nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.

O circuito, que leva o nome da região autônoma da Catalunha, tem 4657m de extensão e 16 curvas, para provas da FIA. Em corridas organizadas pela FIM, a pista conta com 14 curvas. A diferença está em uma chicane no terceiro setor. 

reta principal do Circuito da Catalunha
Além de receber a Fórmula 1 e a MotoGP, o Circuito da Catalunha recebeu uma prova dos Jogos Olímpicos de 1992

Enquanto os carros precisam fazer duas curvas, antes de chegarem à reta principal, as motos passam por uma pequena reta, que leva a parte final do circuito.  

Na Fórmula 1, Verstappen foi o primeiro a cruzar a linha de chegada e na MotoGP, melhor para o francês Fabio Quartararo, da Yamaha.  

Circuito de Silverstone – Silverstone, Grã-Bretanha

Essa é uma das pistas mais icônicas em todo o mundo da velocidade. O circuito era uma antiga pista de decolagem da Real Força Aérea inglesa, durante a Segunda Guerra Mundial. 

Em 1948, alguns anos após o final do combate, ocorreu a inauguração do circuito. O traçado não era igual ao de hoje, mas foi o início de um dos templos da velocidade mundial.  

Letreiro do circuito de Silverstone, na Inglaterra
Um dos autódromos mais famosos do mundo era local de uma base da Real Força Aérea inglesa

Silverstone faz parte da F1 desde 1950, ano inaugural da categoria. E ele entrou na MotoGP no ano de 1977. 

A pista tem 5891 metros de extensão, 18 curvas e capacidade para 150 mil fãs apaixonados por velocidade. 

O primeiro a ver a bandeira quadriculada na MotoGP, em 2022, foi Francesco Bagnaia. Na F1, melhor para o espanhol da Ferrari, Carlos Sainz, conquistando a primeira vitória da carreira.

Circuito das Américas – Austin, Estados Unidos 

Localizado no Texas, o Circuito das Américas foi construído em 2010 e foi o primeiro autódromo construído especialmente para a Fórmula 1, nos EUA. 

O traçado entrou para o calendário da F1 em 2012 e na MotoGP em 2013. A pista tem 5513 metros de extensão, 20 curvas e capacidade para 120 mil pessoas. 

Vista aérea do circuito das Américas, nos Estados Unidos
Com várias curvas e longas retas, o Circuito das Américas sempre reserva boas corridas

Em solo texano, Max Verstappen liderou o pelotão e ganhou em 2022. Na MotoGP, o italiano Enea Bastianini, da Gresini Racing, cruzou em primeiro.

Agora que você conhece os circuitos da F1 que fazem parte da MotoGP, dê uma olhada nos produtos disponíveis na Loja Online da Tutto Moto. Temos ótimas opções e clive itens feitos para quem disputa corridas.

Veja um resumo do texto em forma de story!