Como calibrar o pneu da moto de forma correta?

roda de uma motocicleta

Os pneus são parte fundamental para uma boa pilotagem. Mas eles precisam estar em bom estado para que não causem problemas. Além de novos, eles devem estar com a calibragem correta. Veja agora como calibrar o pneu e qual a importância disso. 

Os pneus precisam ser calibrados regularmente para que eles tenham um melhor desempenho e não ofereçam problemas para o motoqueiro.

Caso o pneu esteja com uma calibragem abaixo do recomendado, ele vai trazer maior aderência, mas vai se desgastar com mais rapidez. Além disso, vai aumentar o consumo de combustível da moto e ainda vai deixar a pilotagem mais difícil.

E também caso eles estejam muito cheios, eles vão atrapalhar. O pneu pode até durar mais e a moto usar menos combustível, mas uma calibragem muito acima vai trazer problemas do mesmo jeito. 

A área de contato com o solo vai ser menor, o que vai trazer menos aderência para a moto. A suspensão da motocicleta vai se danificar aos poucos pois a absorção de impacto vai ser menor e o motoqueiro vai sentir como se a moto estivesse pulando quando passar em buracos.  

Para tirar o melhor desempenho da moto, calibre sempre os pneus com a calibragem que a montadora recomenda.

Onde descobrir a calibragem?

Você vai achar essa informação no manual da moto. Mas não é preciso estar sempre com esse livrinho na hora de calibrar. As montadoras colocam um adesivo na motocicleta com as libras para encher o pneu.

Moto preta com número 22 pintado em branco em cima do farol
No manual do fabricante você vai achar as libras corretas para calibrar a moto

Libra é a unidade de medida utilizada para saber a pressão de ar que vai ser colocada no pneu. Tanto no manual, como no adesivo, vai estar escrito PSI, que é a sigla em inglês para  libra-força por polegada quadrada.

A recomendação de calibragem pode variar de acordo com o peso que a moto está transportando. O fabricante vai especificar quando tiver apenas o piloto, duas pessoas ou com a carga máxima que a motocicleta consegue carregar. 

Exceções ao manual

As recomendações de calibragem do manual são pensadas para o uso urbano e uma pilotagem mais tranquila, sem demandar tanto da motocicleta.

Caso o uso seja para corridas ou off road, a calibragem pode ser diferente do recomendado pelo manual pois aí sim a pilotagem vai exigir mais dos pneus. 

Piloto Valentino Rossi disputando prova de moto
Os pilotos de MotoGP, como Valentino Rossi, utilizam calibragens diferentes do que quem anda apenas em cidades

Algumas categorias de motovelocidade, como a MotoGP, tem uma calibragem mínima e máxima exigida pelo regulamento da competição. Isso visa garantir a segurança dos competidores e também deixar o campeonato mais igualado. 

Mas se o seu uso é apenas em cidades e não vai exigir muito da moto, siga o manual que não vai ter erro. 

Qual a melhor hora para calibrar a moto?

O ideal para calibrar os pneus é sempre com os compostos frios e antes de rodar com a moto por muito tempo. Não deixe para encher no final do dia, ou depois de pilotar por longas distâncias. 

O pneu vai estar quente e com isso ele vai aumentar a pressão interna e vai ganhar libras. Sempre calibre quando os pneus estiverem frios. 

Cuidados extras

Ter um calibrador portátil vai te ajudar a encher o pneu da moto em locais sem um posto de combustível. Além disso, alguns compressores dos postos podem estar desregulados e vão colocar uma calibragem diferente. 

Moto com bagagem e, uma estrada de terra
Em alguns casos, como quando a moto estiver com bagagem, a calibragem pode ser um pouco mais alta do que o normal

Depois de calibrar o pneu, não importa se no posto em casa, verifique sempre se a tampa do pino onde a mangueira é colocada, está bem fechada. Caso essa tampinha esteja aberta, o ar vai sair e o pneu vai murchar aos poucos. 

Agora que você já sabe como calibrar corretamente o pneu e a importância disso, veja os produtos da Tutto Moto para rodar com mais segurança e estilo!

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