Como economizar gasolina na moto

Com os preços cada vez mais altos do combustível, poupar a gasolina é importante para não precisar gastar mais dinheiro ainda. Veja dicas para economizar gasolina na moto. 

Além de poupar combustível, ao seguir as dicas de como economizar gasolina, você também vai prolongar a vida útil do motor da sua moto e assim conseguir rodar por mais tempo e com mais segurança.

7 – Faça revisões regularmente

As revisões da moto são muito importantes e elas devem ser feitas de acordo com a informação de cada fabricante. 

Fazer essas revisões garante que a moto vai estar rodando com todas as peças em perfeito estado e assim o motor não vai precisar fazer mais esforço para trabalhar.

A maioria das revisões podem ser feitas em um ou dois dias no máximo. É pouco tempo sem rodar com a moto e após a revisão vai ser possível andar sem preocupações de que há algum componente danificado. 

6 – Calibre os pneus corretamente

Um pneu murcho vai aumentar a área de contato com o solo e vai ter mais atrito também. Dessa maneira o motor vai precisar fazer mais força para que a moto consiga andar. 

Com mais força sendo exigida do motor, maior vai ser o consumo da gasolina também. Portanto, para evitar gastos e ter que encher o tanque mais cedo, calibre os pneus corretamente e com uma certa regularidade. 

roda de uma motocicleta
A calibragem correta ajuda a fazer com que o pneu rode com mais facilidade, diminuindo o consumo de gasolina

As libras para cada moto estão no manual do fabricante e também há um adesivo no quadro da motocicleta que diz qual a pressão correta para ser colocada em cada pneu. 

A pressão pode ser diferente de acordo com o peso que a motocicleta vai levar. É por isso que geralmente há a informação de calibragem para quando a moto vai levar uma pessoa, duas e quando vai levar varga. 

5 – Pesquise o preço do combustível 

Vai ter uma hora que realmente vai ser preciso abastecer a moto. Para não gastar mais do que o necessário é importante pesquisar o preço e ver onde está mais barato. 

Não é uma regra, mas em algumas cidades, os postos em avenidas mais importantes e bairros mais nobres cobram mais caro pela gasolina. Por isso é interessante rodar um pouco e ver onde está com o melhor preço.

4 – Escolha postos de bandeiras conhecidas

Algumas vezes o barato pode sair caro. Desconfie de postos com bandeiras que você nunca viu, ou que estejam oferecendo combustível por um preço muito abaixo do trabalhado na região. 

Pode ser que esse combustível não seja  de qualidade e tenha componentes que podem estragar a moto. 

3 – Não acelere a moto quando ela estiver parada

Ao parar no semáforo, não fique acelerando a moto. Além de não existir necessidade para isso, você vai acabar gastando mais gasolina. 

Motociclista em uma scooter laranja parado no farol
Quando o farol estiver fechado, não há necessidade de acelerar a moto

Além disso, o motor vai esquentar a cada vez que a moto for acelerada, o que pode estragar essa parte tão importante da motocicleta. Portanto no farol fechado não fique acelerando. 

2 – Troque o filtro de ar do motor

O filtro de ar do motor tem a missão de evitar que impurezas cheguem até a câmara de combustão do motor. Pela importância que o filtro tem, ele deve ser trocado ou lavado após algum tempo.

Com o filtro sujo, as peças do motor vão se desgastar com mais rapidez e vai ser mais difícil de manter a performance. Com as peças desgastadas, o motor vai precisar trabalhar com força para poder rodar e assim mais combustível vai ser consumido.

1 – Não force muito o motor

Não forçar o motor significa muitas coisas, a primeira pode ser sobre não colocar mais peso do que aquilo que a moto consegue carregar. 

Para conduzir a moto com muito peso extra, o motor vai ser muito mais exigido, e isso vai aumentar o consumo de gasolina. 

moto com bagagem, estacionada em uma estrada de terra, próximo a um rio
Carregar mais carga do que aquilo que a moto consegue carregar vai forçar o moto e consumir mais gasolina

Acelerar muito também faz com que o motor trabalhe mais e acaba utilizando mais gasolina. Por esse motivo, é interessante não correr muito. Além disso, andar acima do limite permitido pode ser perigoso e geral multas. 

Trocar a marcha no momento certo ajuda a economizar o combustível também. Esticar a marcha, que é quando a troca não é realizada e o motor começa a ter dificuldades de manter a potência, vai consumir mais gasolina pois o motor vai precisar fazer um esforço muito grande.

Agora que você já sabe como economizar gasolina na moto, veja os produtos disponíveis na Loja Online Oficial da Tutto Moto para rodar com mais proteção e ir cada vez mais longe.

Nossos Capacetes

Veja um resumo do texto em forma de story!