Como escolher a bota de motoqueiro?

bota de motoqueiro preta no pedal de uma moto prata e escura da polícia

Os pés têm uma função importante na hora de andar de moto, pois é com eles que se realiza a mudança das marchas. Seja por isso, e também pela proteção, utilizar o calçado ideal é fundamental para ter uma pilotagem mais segura. Veja agora como escolher a bota de motoqueiro. 

Antes de ensinar como escolher a bota de motoqueiro, vamos falar brevemente sobre o porquê de utilizar botas para andar de moto. 

As botas são os calçados ideais para os motoqueiros, pois elas protegem os pés, tornozelos e, algumas, até a canela. Isso é importante para evitar machucados e lesões, especialmente na hora de uma queda.

Muitos motoqueiros usam tênis comuns para andar de moto, mas isso não é o correto pois os tênis não foram fabricados para esse propósito. O ideal mesmo é utilizar botas. 

E não pode ser qualquer bota, é preciso que ela seja de motoqueiro pois assim a proteção é maior. 

Agora sim, vamos às dicas de como escolher a bota de motoqueiro para andar com mais proteção e evitar lesões. 

6 – Pense no tipo de uso da moto

Para escolher acessórios e roupas para andar de moto, o primeiro passo é pensar no tipo de uso da motocicleta. Assim já é possível escolher qual modelo comprar. 

motoqueiro parado em farol, montado em uma scooter laranja
Mesmo andando apenas em cidades, usar botas de motoqueiro é mais recomendado para a proteção

Para um uso urbano, com velocidades mais lentas, as botas mais baixas podem ser uma boa, pois elas não vão esquentar tanto e para andar em cidades, não é preciso uma proteção extrema. 

Mas se o uso for em estradas, ou em corridas, é preciso utilizar uma bota mais alta e com proteções reforçadas, tudo pensando em ter mais segurança para pilotar. 

5 – Materiais da bota

O tecido da bota é importante para passar ainda mais proteção para o motoqueiro. Pois com um tecido que não ofereça proteção, o motociclista pode se machucar. 

O couro bovino é a melhor opção, pois é um tecido resistente, não corre riscos de rasgar e ainda é um material que não pega fogo. Esse último detalhe é interessante, pois assim o motoqueiro não vai queimar os pés, caso encoste em alguma parte quente da moto. 

4 – Proteções

Para andar na cidade, as proteções da bota não precisam ser tão reforçadas, pois a velocidade máxima permitida é bem mais baixa. Mas para rodovias e corridas, as proteções têm que ser mais firmes. 

As proteções devem estar presentes no tornozelo, calcanhar, ponta dos pé, tendão de aquiles e também o solado deve ser mais duro. Assim o motoqueiro tem menos chances de se machucar. 

Motoqueiro participando de prova de motocross
As botas para o uso off-road têm ainda mais proteções para proteger os pés do motoqueiro

E para quem vai correr de moto, o lado externo das botas devem ter um raspador para evitar que a bota estrague, pois essa parte pode encostar com o solo, durante uma curva. 

A bota para estrada e a de corrida devem ajudar a fazer com que o motoqueiro deslize no asfalto. Não só as botas, mas todas as roupas para andar de moto devem fazer com que o motociclista consiga deslizar. Assim as chances de uma lesão são menores do que se ele ficasse agarrado ao asfalto. 

E para quem for fazer motocross, as boros precisam ter proteções ainda mais rígidas pois essa prática esportiva exige muito dos pés. 

3 – Fechos 

As botas para andar em cidades tem geralmente cordões para amarrar. Por um lado isso traz praticidade, pois é um sistema de fechamento simples e que todos estão acostumados. Mas ele também tem alguns problemas. 

Ele permite que a água e o vento gelado entrem e isso vai incomodar o motoqueiro. E os cordões não tem um fechamento tão seguro e justo, por isso as botas de corrida contam com mais fechos, para garantir que as botas não vão se soltar do pé. 

Motoqueiro pilotando moto preta
As botas para corridas contam com mais de um sistema de fechamento para garantir que elas não vão se soltar dos pés

Há modelos com velcro, como o Tutto Evolution, assim o pé do motoqueiro vai estar sempre protegido da chuva. 

Algumas botas de corrida já tem outros fechos, com zíper, velcro e presilhas para garantir que as botas não vão se soltar do pé. 

2 – Altura do cano

As botas de motoqueiro não podem ser de cano baixo, pois assim não vão proteger o tornozelo em caso de uma queda. 

Por esse motivo elas são mais altas e vão até a canela em alguns casos. Para andar em cidades, o cano da bota deve cobrir pelo menos até o tornozelo. 

Mas para estradas e corridas, elas devem ser mais longas e irem até a canela. Assim a perna do motoqueiro vai estar mais protegida.  

1 – Tamanho

Uma parte muito importante na hora escolher a bota de motoqueiro é o tamanho delas. Não é ideal comprar um tamanho maior pois assim pode ser mais difícil de trocar a marcha. E se elas forem muito apertadas, podem incomodar.

Onde comprar a sua bota de motoqueiro?

Agora que você sabe como escolher a bota de motoqueiro, chegou a hora de comprar a sua. E na Loja Online Oficial da Tutto Moto você vai achar modelos de botas com ótima qualidade e pagamento em até 12 vezes!

Veja um resumo do texto em forma de story!