Como escolher o macacão de moto ideal para pilotar

Motoqueiro pilotando uma moto amarela durante corrida

Para aqueles que pensam em participar de provas de motovelocidade, motocross, ou pegar uma estrada, uma das primeiras coisas para se pensar é na vestimenta. Pensando nisso, a Tutto Moto vai ensinar a como escolher o macacão de moto ideal para cada tipo de uso.

Por que usar um macacão de moto?

Uma das coisas mais importantes na hora de pilotar a moto é sem dúvidas a segurança. Um tombo em altas velocidades pode ser extremamente perigoso e trazer muitas lesões. 

Os macacões têm proteções em várias partes para justamente evitar esses machucados e fazer com que os danos sejam menores. 

Além disso, a roupa é feita em couro e isso também ajuda a proteger. O couro é um tecido mais resistente que não vai rasgar na hora de uma queda. 

Assim o motoqueiro não vai machucar a pele e nem ter arranhões. Além disso, o couro não é inflamável, então não há riscos da peça pegar fogo. 

Passos para escolher o macacão

1 – Uma peça ou duas

Existem macacões inteiriços os de uma peça, e também existem os de duas peças, uma jaqueta e uma calça. E qual é a melhor opção? Depende do seu uso. 

O macacão de uma peça só protege mais do que o de duas peças, fica mais justo ao corpo e é utilizado por pilotos na hora de provas. Caso o seu uso seja corrida, o ideal é o de uma peça e não há outra opção. 

Mulher com roupa preta em cima de moto branca, com uma moto preta ao lado e ao fundo um lago
A vantagem do macacão duas peças para viajar é praticidade da peça. É possível usar apenas um dos itens ou tirar na hora da parada

Mas caso a moto seja utilizada apenas em estradas, já é possível utilizar duas peças. Em viagens, é comum fazer paradas e ficar algum tempo no local. Ficar o tempo todo com o macacão de peça única pode ser incômodo. 

É possível abrir a parte de cima e descer até a cintura, mas é ainda melhor poder tirar a jaqueta e ficar apenas com a calça. Por isso o duas peças é mais interessante para esse caso. 

Em resumo: a peça única protege mais e deve ser utilizada obrigatoriamente em corridas e provas. O duas peças é mais versátil mas não oferece a mesma proteção. Para andar em estradas ele pode ser usado, assim como o inteiriço. 

2 – Faça as medições

Para qualquer tipo de roupa, é importante utilizar o tamanho correto, assim ela não fica justa nem muito folgada. 

Com o macacão é assim também. Pegue uma fita métrica e comece medindo a altura total do corpo, desde o pé, até a cabeça.

fita métrica branca
A fita métrica vai auxiliar na medição para ver o tamanho do macacão

Depois faça a medição da circunferência do peito. O próximo passo é medir a circunferência da barriga. Aqui é preciso passar a fita pelo umbigo para ter uma medição mais segura.

Por último, meça o comprimento das pernas. Coloque a fita métrica na cintura e estique até o ossinho do tornozelo. Com essas medições em mão, basta comparar com a tabela do fabricante e ver qual tamanho do macacão vai ficar melhor. 

Lembrando sempre que as roupas de motoqueiro não podem ficar muito folgadas, pois assim elas não vão proteger e nem podem ser muito apertadas, porque assim elas vão machucar. 

A roupa deve ser do tamanho certo.

Onde comprar macacão para moto

Agora que você já sabe como escolher o macacão de moto, assim como os benefícios da utilização dele, chegou a hora de comprar o primeiro macacão. O melhor lugar para fazer essa compra é sem dúvidas na loja online oficial da Tutto Moto.

Temos produtos de altíssima qualidade, com boas proteções e também com opções de cores diferentes. Tudo para oferecer maior conforto e segurança na hora de pilotar a moto. 

Conheça os macacões Tutto Racing e Supera, com entrega rápida e parcelamento em 12 vezes.  

Veja um resumo do texto em forma de story!