Como evitar roubos e furtos de motocicletas

sirenes e luzes da policia

A violência é algo que vem crescendo muito nos últimos anos e as motos são alvos dos bandidos, o que vem deixando os motoqueiros assustados. Veja dicas de como evitar roubos e furtos de motocicletas e ter mais segurança no dia a dia. 

Antes das dicas, vamos a explicação da diferença entre roubo e furto. O furto acontece quando não há ameaça à pessoa. Caso tenha violência, é classificado como roubo.

Saber como evitar roubos e furtos de motocicletas pode ajudar a trazer mais segurança e tranquilidade na hora de pilotar e rodar pela cidade.

11 – Dificulte ao máximo

Os criminosos procuram facilidades, então é importante dificultar ao máximo a vida deles. Coloque travas e correntes na moto, pois assim eles vão precisar gastar mais tempo tentando levar a motocicleta. 

10 – Alarmes e rastreadores

Os alarmes ajudam a assustar e a coibir a ação dos criminosos. Quando o alarme soar, o barulho vai alertar todos que estiverem por perto, inclusive a polícia, e isso pode ajudar a fazer com que a moto não seja roubada. 

GPS com tela preta mostrando localização
Um rastreador pode ajudar a localizar e recuperar a moto caso ela seja levada

Os rastreadores podem ajudar demais na hora de recuperar a moto. Mesmo que ela seja levada, vai ser possível saber onde ela está. 

Portanto, caso seja abordado, não reaja e deixem que levem a moto. Mesmo que ela não tenha rastreador é melhor não reagir, pois a vida é mais importante. 

9 – Evite estacionar na rua

Prefira estacionar a motocicleta em estacionamentos, ao invés de deixar na rua. É mais difícil de ocorrer furtos e roubos se a moto estiver em um estacionamento fechado. 

Na rua acontece uma maior circulação e a motocicleta vai estar exposta a mais pessoas. Sendo assim, existe uma chance maior de que ela seja levada. 

scooter laranja estacionada perto de um muro
Estacionar a moto na rua não é a melhor das ideias para evirar um furto

Mas caso não tenha opção e seja preciso estacionar a moto na ria, dificulte ao máximo a ação dos criminosos. Coloque travas, correntes e uma dica que pode ajudar a proteger a moto é estacionar entre dois carros. 

Isso pode ser mais trabalhoso para você, mas vai dificultar a ação dos bandidos pois eles não vão ter um acesso tão fácil à motocicleta. 

8 – Não dê bobeira com a moto, especialmente à noite

Evite ficar muito parado com a moto em ruas desertas e durante à noite. Não fique olhando o celular ou o GPS por muito tempo, pois os criminosos podem aproveitar esse período para fazer a abordagem. 

Já tenha o destino colocado no GPS e seja rápido nas paradas, pois assim há chances menores de ocorrer um roubo. 

motoqueiro olhando para o horizonte, encostado em moto com farol acesso, em uma estrada, à noite
Jamais fique muito tempo parado com a moto de noite, isso pode ser perigoso

Uma outra coisa que deve ser evitada é ficar parado em semáforos. Claro que não tem como fugir deles em alguns momentos, mas sempre que possível é bom evitar. 

Caso o semáforo esteja fechado, fique posicionado no centro da pista e fique atento ao que ocorre ao redor. 

7 – Procure andar em grupos

Uma pessoa sozinha pode ser um alvo fácil para um criminoso, por isso é mais recomendado andar em grupos. 

Procure outros motoqueiros que fazem o mesmo trajeto e na mesma hora. Com mais pessoas juntas, a segurança é um pouco maior.

6 – Evite rotina

Sair sempre no mesmo horário, passar pelos mesmo locais e fazer o mesmo trajeto todos os dias vai acabar deixando a moto marcada. Os criminosos podem estar esperando para fazer uma abordagem,

Procurar sair em horários diferentes e fazer caminhos alternativos pode ajudar a proteger a moto de ser levada. 

5 – Não coloque acessórios

Um escapamento maior, faróis diferentes, bolsas na lateral, tudo isso deixa a moto muito bonita e com um toque único. O problema é que esses itens deixam a motocicleta mais visada. 

capacete aberto, preto, pendurado no guidão de uma moto empoeirada
Acessórios nas motos podem deixar a motocicleta mais visada pelos criminosos

Além disso, esses itens não estão segurados pelo seguro, então o motoqueiro vai ter um prejuízo caso alguém leve esse acessório. 

4 – Cuidado com a garagem

Caso a garagem da casa ou do prédio sejam abertas, é melhor cobrir a moto. Assim ninguém vai conseguir ver qual é o tipo de motocicleta e isso pode garantir mais proteção. 

Garagem com portão fechado e um carro estacionado do lado de fora
Antes de entrar e sair da garagem é mais seguro olhar se não há nenhuma movimentação suspeita

Um outro ponto que se deve ter em mente sobre as garagens é em relação aos portões. Antes de entrar ou sair é mais seguro ver se não há nenhuma movimentação estranha do lado de fora. Assim há menos chances de ocorrer um assalto.

3 – Atenção ao rodar

Estar atento ao que está acontecendo ao redor pode ajudar a evitar possíveis problemas. Caso exista uma movimentação suspeita, procure mudar o trajeto, fazer um desvio e até mesmo avisar para as autoridades. 

2 – Não compre peças roubadas

Boa parte das motos roubadas são desmontadas para que as peças sejam vendidas. Se ninguém comprar essas peças de origem ilícita, o roubo de motos vai reduzir. 

Portanto, é mais interessante comprar peças com procedência, em lojas confiáveis e que forneçam nota fiscal. 

1 – Tenha seguro

Essa medida não vai garantir que a moto não seja levada, mas pode ajudar a recuperar a motocicleta ou ter dinheiro para a próxima. 

Um seguro vai oferecer suporte e ajuda em caso de um sinistro, portanto é importante manter a motocicleta segurada. 

mulher ruiva montada na moto, sorrindo e olhando para cima
Um seguro para moto pode trazer mais tranquilidade para pilotar

Mas com seguro ou não, a moto não vale mais do que a vida. Caso sofra uma tentativa de assalto, não reaja. 

Agora que você já sabe como evitar roubos e furtos de motocicletas, veja os produtos da Tutto Moto para sempre rodar com mais segurança.

Nossos Capacetes

Veja um resumo do texto em forma de story!