Motivos para não andar de moto com bermuda

Com o forte calor brasileiro, é muito comum utilizar roupas mais curtas, como shorts. E não é difícil ver muitos motoqueiros usando essas peças durante o deslocamento. Mas o que muitos não sabem é que essa escolha pode ser muito perigosa. Veja agora motivos para não andar de moto com bermuda.

O que diz a lei?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, o motoqueiro que dirigir sem capacete ou vestimenta correta está cometendo uma infração gravíssima:

I – Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança ou vestuário de acordo com as normas e as especificações aprovadas pelo Contran;

Artigo 244 do CTB

Porém, o Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, ainda não tem uma especificação sobre vestimentas. Então andar de bermuda não é proibido, pelo menos não ainda. 

Mas mesmo não sendo proibido, existem motivos para não andar de moto com bermuda. Vamos explicar alguns deles nesse texto. 

3 – Risco de machucar a pele

Como as motos são abertas, o motoqueiro pode ser atingido por pedras e objetos durante o deslocamento. 

E em alta velocidade, isso pode causar graves acidentes. Uma pedra que passar de raspão pela perna da pessoa pode gerar um corte e uma ferida muito grave. Além disso, no momento do impacto, o motoqueiro pode se assustar e se desequilibrar. 

Motoqueiro com roupa preta em cima de moto branca e vermelha, em um dia de muito sol
O asfalto pode machucar muito a pele. Por esse motivo é importante utilizar roupas compridas para andar de moto

Existem outros casos que podem resultar em machucados sérios para a pele das pernas do motoqueiro. Uma delas é em caso de uma queda na  qual o motociclista acabe deslizando no asfalto. Durante esse deslizamento, a pele pode se queimar e a ferida é extremamente grave. 

Muitos componentes da moto vão ficando quente durante o deslocamento e caso o motoqueiro encoste a perna no escapamento, por exemplo, ele pode ter um grave machucado na pele, como uma queimadura.  

Todas essas situações podem ser evitadas caso ele esteja usando uma calça de motoqueiro. 

2 – A bermuda não tem proteções

Andar de moto pode ter alguns riscos, como o de cair. Mesmo pilotando com muita atenção e cautela, esse perigo existe. Por isso o uso de itens de proteção é tão importante. 

As bermudas são feitas de tecidos finos e não têm proteção contra impactos. Já as calças de motoqueiro trazem proteções no joelho e no quadril, partes que geralmente sofrem machucados em quedas. Com essas proteções, as chances de uma lesão são menores. 

Motoqueiro em cima de moto, usando capacete vermelho e roupas pretas
É importante estar protegido na hora de andar de moto. Prefira usar calças e jaquetas do que roupas curtas

Uma outra proteção que as calças trazem é em relação aos tecidos. Existem calças feitas em couro bovino, como a Tifon da Tutto Moto

O couro é um tecido extremamente resistente, que não se rasga e ainda protege do fogo, pois se trata de material não inflamável. 

1 – Existem calças para o verão

Apesar dos benefícios que a calça de motoqueiro tem, algumas pessoas podem ainda preferir utilizar bermudas por causa do calor. 

Mas existem opções de calças para o verão, assim o motoqueiro não vai passar calor. É o caso da calça Tutto Moto Summer. 

As calças para o verão oferecem proteção contra impactos e como são feitas em tecidos mais leves, elas não esquentam tanto, deixando o motoqueiro com menos calor. 

Onde comprar a sua calça de motoqueiro?

Agora que você já sabe os motivos para não usar bermuda para andar de moto, compre a sua calça de motoqueiro na loja online oficial da Tutto Moto. Temos vários modelos com muita qualidade e parcelamento em até 12 vezes.

Veja um resumo do texto em forma de story!