O que é um capacete escamoteável? Conheça o modelo

moto com o farol ligado

Na hora de comprar o seu capacete, é comum ficar perdido em meio a tantas opções. Um dos modelos é o escamoteável, que traz grandes benefícios e tem suas particularidades. Descubra agora o que é um capacete escamoteável e quais as vantagens dele.

Principais característica do capacete escamoteável

Esse modelo de capacete se caracteriza por ter o formato de um capacete fechado tradicional, com queixeira e viseira. Mas se engana quem acha que ele é igual a todos os modelos. 

O capacete fechado só levanta a viseira, já o escamoteável tem mais partes que se mexem. Ele também permite levantar a viseira e a queixeira. Assim é possível transformar o modelo em um capacete aberto. 

O capacete fechado protege mais o rosto do motoqueiro e com capacete escamoteável é possível ter a mesma proteção

Em alguns modelos é possível levantar a queixeira e prendê-la na parte de trás do capacete, deixando o capacete totalmente aberto. Já em outros é possível deixar a proteção do queixo levantada acima da cabeça.

Outra característica marcante desses modelos é o óculos interno. Normalmente as viseiras são transparentes e na parte interna do capacete há um pequeno óculos retrátil, geralmente fumê que pode ser abaixado e levantado de acordo com a claridade do dia. 

Assim o motoqueiro não precisa trocar a viseira para rodar de dia e depois rodar durante à noite, pois de acordo com as leis de trânsito, no período noturno não é permitido usar viseiras escuras. 

Escamoteável, modular, articulado ou robocop?

Todas essas opções de nomes se referem ao mesmo modelo de capacete. Você pode chamar do jeito que preferir porque todas as maneiras estão corretas e são utilizadas. 

Vantagens do capacete escamoteável

Esse capacete traz muitas vantagens para quem escolher usar esse modelo. A primeira coisa que podemos ressaltar é a versatilidade dele. 

O capacete fechado traz mais segurança do que um aberto, porém os modelos abertos são melhores para baixas velocidades no verão. Com o modelo articulado é possível aliar a proteção do fechado, com a sensação de liberdade do aberto. 

motoqueiro com roupa marrom e capacete aberto branco pilotando em estrada
O capacete aberto traz uma sensação de liberdade e com modelo escamoteável, é possível ter isso também

Os óculos internos são uma ótima opção para rodar nos dias de forte insolação. E como a viseira do capacete é geralmente transparente, com o mesmo modelo de capacete é possível rodar de dia e também durante a noite. Também não é preciso levar uma viseira na bolsa para trocar, basta apenas abaixar e levantar os óculos. 

A praticidade anda junto com esse capacete, como deu para perceber. Com um único modelo é possível rodar de dia e de noite, no verão e no inverno, nas estradas e nas cidades. 

Mas existem alguns detalhes que devem ser pensados para utilizar esse modelo de capacete. 

O que diz a lei?

Os capacetes escamoteáveis são permitidos para o uso, assim como os fechados, abertos e os de motocross. Quanto a isso não há nenhum problema. Mas há um detalhe na lei de trânsito que deve ser levada em consideração na hora de utilizar o capacete modular. 

A norma que determina e regulamenta o uso dos capacetes no Brasil é a Resolução 940 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN

Uma das grande vantagens do capacete modular é o fato dele poder virar um modelo aberto. E é nesse ponto que é preciso tomar cuidado. Não são todos os escamoteáveis que podem rodar com a queixeira levantada. 

A Resolução do CONTRAN fala da obrigatoriedade de utilizar viseira para a proteção dos olhos. Em todos os modelos ela deve ser utilizada, ou então óculos de proteção. 

Os modelos de capacetes articulados em que a viseira levanta junto com a queixeira, não podem ser utilizados abertos, pois o rosto do motoqueiro fica desprotegido e apenas os óculos vão estar cobrindo a face. 

Esses óculos não são considerados óculos de proteção, portanto o motoqueiro vai ser multado. E ele também será autuado se a queixeira não estiver travada, seja na posição frontal ou na parte de trás do capacete.

IV – no caso dos capacetes modulares escamoteáveis, cuja queixeira pode ser rebatida para trás, esta deve estar totalmente abaixada e travada na posição frontal ou traseira, além da viseira estar disposta conforme inciso II. 

Resolução 940 do CONTRAN

Já existem alguns modelos de capacete escamoteável que permitem que apenas a queixeira seja levantada, deixando a viseira na frente do rosto do motoqueiro. Desse jeito é possível utilizar o produto como um capacete aberto. 

Onde comprar capacete escamoteável?

Agora que você já sabe o que é um capacete escamoteável, chegou a hora de comprar o seu também. E aqui na Loja Online Oficial da Tutto Moto você vai achar ótimos modelos de capacetes articulados escamoteáveis e todos com pagamento em até 12 vezes.

Veja um resumo do texto em forma de story!