Onde e quando não usar capacete aberto de motociclista?

Existem vários modelos de capacetes disponíveis no mercado, cada um para um tipo de uso diferente. Mas é preciso tomar cuidado quando for escolher e utilizar este item de proteção. Veja agora onde e quando não usar capacete aberto de motociclista.

O que diz a lei?

A lei que regulamenta o uso do capacete no Brasil é a Resolução 940 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN. Ela diz que o capacete deve ser sempre utilizado e a não utilização é passível de multa: 

Art. 2º É obrigatório, para circular nas vias públicas, o uso de capacete motociclístico pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior. 

Resolução 940 do CONTRAN
capacete aberto, prata, em cima do guidão de uma scooter
Caso o capacete aberto seja de qualidade e certificado pelo Inmetro, ele pode ser utilizado sem problemas

Não há nenhuma menção sobre quais situações o capacete aberto não deve ser utilizado. Caso ele seja de boa qualidade e aprovado pelo Inmetro, ele está apto para o uso. 

E de fato o capacete aberto é um capacete como qualquer outro, ele vai sim oferecer proteção ao motoqueiro, a única coisa é que esse modelo não protege a parte de baixo do rosto. E por isso ele não deve ser utilizado em alguns tipos de pilotagem.

Quando usar o capacete?

Em situações de pilotagens mais tranquilas, o capacete aberto pode sim ser utilizado. Para andar em cidades, em baixa velocidade e também no verão, este modelo de capacete vai dar conta do recado e oferecer proteções. 

motoqueiro parado em farol, montado em uma scooter laranja
Em cidades e com scooters com proteção, o capacete aberto pode ser utilizado

Como ele é aberto, há mais ventilação e assim o motoqueiro vai passar menos calor nos dias quentes. 

Uma outra situação em que o capacete aberto vai ser adequado é quando a scooter tiver uma proteção alta junto ao guidão. Com essa barreira, dificilmente algo vai atingir o rosto do motoqueiro. 

Situações para não usar o capacete aberto

Existem algumas situações em que é melhor utilizar um modelo diferente e que ofereça proteção a todo o rosto. O capacete aberto é sim seguro, mas em pilotagens mais extremas, ele não é o mais recomendado para utilizar. 

As situações são as seguintes:

  • Durante o inverno e dias frios
  • Quando for pilotar em estradas
  • Para corridas e provas de motociclismo

Durante o inverno e dias frios

Como o capacete aberto permite uma maior entrada de vento, ele pode ser desconfortável para usar no inverno. 

Isso é devido ao fato de que o vento frio vai atingir o rosto do motoqueiro e vai diminuir  a sensação térmica. Portanto, em dias de inverno, é melhor usar um capacete fechado. 

Quando for pilotar em estradas

A velocidade máxima em estradas e rodovias é bem mais alta do que em cidades. Nessa situação também é melhor evitar utilizar o capacete aberto. 

motoqueiro com roupa marrom e capacete aberto branco pilotando em estrada
Andar de moto na estrada com um capacete aberto não é tão seguro e nem recomendado

Uma queda em alta velocidade pode gerar muitos machucados e a sem a proteção no queixo, o risco de uma lesão é maior.

Uma outra razão para não utilizar capacetes abertos em estradas é por causa do vento. Com a alta velocidade, muito vento vai atingir o rosto do motoqueiro e isso pode causar incômodos, ainda mais nos dias frios. 

Para corridas e provas de motociclismo

Existem muitas categorias de provas de motociclismo. Mas em nenhuma delas o capacete aberto deve ser utilizado. Na motovelocidade, é preciso utilizar um modelo feito em fibras, com fecho duplo D e que proteja totalmente o rosto da pessoa, pois as velocidades atingidas são muito altas. 

Outro motivo para não utilizar o modelo aberto durante provas é a falta de aerodinâmica. Os capacetes de corrida são pensados para ter um menor arrasto e trazer maior estabilidade para o motoqueiro. Como o capacete aberto permite a entrada de vento, isso vai dificultar a pilotagem em altas velocidades.

motoqueiro andando na chuva
Para provas de motocross existe um modelo de capacete próprio para ser utilzado

No motocross também não se deve utilizar o capacete aberto. Os modelos utilizados nesse tipo de provas são muito diferentes dos demais. Ele tem uma queixeira maior na frente e uma espécie de aba (chamada de pala) na parte de cima para proteger os olhos do Sol. 

E o capacete aberto não tem essas características, então ele não vai ajudar na pilotagem e também não vai proteger toda a face do motoqueiro. 

Agora quem você sabe onde e quando não utilizar capacete aberto, veja os modelos da Tutto Moto para rodar com mais proteção e segurança. 

Nossos Capacetes

Veja um resumo do texto em forma de story!