Qual o melhor fecho para capacete?

capacete branco com viseira preta em cima da grama

Existem duas opções que as marcas utilizam para fazer com que o capacete fique bem preso na cabeça e não se solte facilmente. Veja agora qual o melhor fecho para capacete e quais as vantagens de cada opção.

Partes do capacete

Segundo a resolução 453 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, as partes de um capacete são: casco externo, casco interno, viseira, sistema de retenção e acessórios. 

Nesse texto vamos abordar a parte do sistema de retenção e a importância dele. Essa parte do capacete é composta por duas partes: cinta jugular e engate, segundo a resolução em questão.

CINTA JUGULAR: Confeccionada em materiais sintéticos, fixadas ao casco de forma apropriada, cuja finalidade é a de fixar firmemente (sem qualquer folga aparente) o capacete à calota craniana, por debaixo do maxilar inferior do usuário, e; 

ENGATES: tem a finalidade de fixar as extremidades da cinta jugular, após a regulagem efetuada pelo usuário, não deixando qualquer folga, e, podem ser no formato de Duplo “D”, que são duas argolas estampadas em aço ou através de engates rápidos, nas suas diversas configurações.

Resolução 453 do CONTRAN

O sistema de retenção deve garantir que o capacete fique preso na cabeça do motoqueiro para que assim o crânio não receba nenhum impacto em caso de uma queda. 

motoqueiro abaixando a viseira do capacete em cima de moto laranja
A viseira também é uma parte importante para a proteção do motoqueiro

Caso o capacete se solte, os riscos são muito grandes. E de acordo com a resolução, utilizar o capacete sem estar preso no queixo é passível de multa:

Art. 1º É obrigatório, para circular nas vias públicas, o uso de capacete motociclístico pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior. 

Resolução 453 do CONTRAN

Antes de falar qual é o melhor fecho de capacete, vamos falar um pouco sobre cada um dos dois modelos que existem no mercado. 

Engate rápido

Esse tipo de fecho está presente em capacetes mais simples e baratos. Ele é muito mais prático e rápido, com apenas um clique é possível travar e assim o capacete está preso na cabeça. 

Muitos motoqueiros utilizam capacete com esse fecho justamente pela praticidade, pois assim fica rápido para colocar e tirar. Esse com certeza  é o grande ponto positivo do engate rápido. 

Entregador em scooter vermelha, capacete branco e roupa preta andando pela cidade
Pela praticidade, os capacetes com engate rápido são muito utilizados por entregadores

Mas para a segurança, este capacete não é tão bom assim. A presilha do engate é feita de plástico e ela pode se quebrar com e assim a peça pode não se fechar. 

Outro problema desse fecho é que o engate rápido não permite uma regulagem tão justa no queixo. O que significa que o capacete não vai estar tão preso, então existe o risco dele sair na hora de uma queda. 

O capacete com engate rápido deve ser utilizado apenas na cidade, quando a velocidade é mais baixa. Mas para usar na estrada ou em competições, ele não é aconselhado. 

Duplo D

Esse é o melhor fecho para capacete que existe no mercado atualmente. Eles estão presentes em capacetes mais caros e de maior qualidade. 

Esse sistema utiliza duas argolas para fazer a retenção. A faixa passa por elas para ficar presa. Assim o capacete fica mais justo e corre menos risco de soltar. 

A grande vantagem desse fecho é a segurança, pois ele permite que a pessoa ajuste corretamente da maneira que o capacete fique o mais preso e justo possível. Garantindo que o item de proteção não se solte. 

Para corridas e andar na estrada, os capacetes com duplo D são os mais recomendados pela segurança

O lado negativo desse modelo de fecho é que ele não é tão prático para fechar e vai demorar para que o motoqueiro consiga seguir viagem. Outra dificuldade vai ser se o motociclista estiver de luva, aí a missão de fechar o fecho vai ser maior. 

Mas se o uso for para estrada ou corridas, não tem como escapar do duplo D. A proteção que ele traz não tem igual e por isso esse sistema vale a pena. 

Mas não ache que só porque o capacete tem o duplo D ele pode ser utilizado em corrida. Para provas de altas velocidades o casco precisa ser feito de fibras e não de plástico. Normalmente os modelos mais baratos são os de plástico. 

Agora que você já sabe qual é o melhor fecho para capacete veja os produtos da Tutto Moto para pilotar sempre com mais segurança e estilo!

Nossos Capacetes

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