Campeões da MotoGP em anos dos títulos do Brasil

A Copa do Mundo de 2022 está acontecendo no Catar e o sonho do hexa segue vivo. Nessas épocas, toda superstição e boa coincidência ajudam a elevar a confiança na seleção verde e amarela. Pensando nisso, vamos ver quais foram os campeões da MotoGP em anos de títulos do Brasil. 

1958 – Título na Suécia e o início do domínio da MV Agusta

O primeiro título mundial do Brasil foi conquistado em 1958, na Suécia. Liderados por Pelé, a seleção bateu os donos da casa na final por 5 a 2. 

Na MotoGP, o campeão foi o inglês John Surtees, competindo pela italiana MV Agusta. Esse foi o segundo de 4 títulos do piloto, que também foi campeão mundial de Fórmula 1, correndo pela Ferrari. 

A MV Agusta começava a dominar a MotoGP. Entre 1956 e 1974, apenas um piloto foi campeão correndo por uma escudeira diferente. Em todas as outras 15 ocasiões, sempre o primeiro colocado do campeonato corria pela equipe italiana. 

1962 – Bi no Chile e mais um inglês campeão nas motos

Liderados pelo gênio das pernas tortas, Garrincha, o Brasil foi bicampeão mundial em 62. Jogando no Chile, a seleção verde e amarela derrotou a Iugoslávia por 3 a 1. 

Na MotoGP, mais um inglês correndo pela MV Agusta foi campeão. Dessa vez foi Mike Hailwood, um dos melhores de todos os tempos. 

O título de 62, conquistado por Hailwood foi o primeiro de 4 que o inglês conquistou na MotoGP. Depois de deixar as motos, ele decidiu correr na F1, mas não teve o mesmo sucesso de antes. 

1970 – Tri no México e domínio de Ago

Tida como a melhor seleção de todos os tempos por muitos jornalistas e fãs, a seleção de 1970 ganhou o tri, no México. 

Com grande atuação de Pelé e companhia, o Brasil dominou a Itália e foi campeão após uma vitória de 4 a 1.

A melhor seleção de todas foi campeã em 70. Nessa época o rei da MotoGP era Giacomo Agostini

Os anos 60 e 70 da MotoGP foram dominados por um italiano, talvez o melhor de todos os tempos. Giacomo Agostini. Correndo pela MV Agusta, ele ganhava com sobras o campeonato das 350cc e das 500cc. 

Em 1970, Agostini levou o terceiro título das 350cc e o quinto das 500cc. Nas duas categorias, Ago ganhou todas as corridas que foram disputadas. 

Giacomo Agostini encerrou a carreira com 8 títulos da MotoGP e foi campeão das 350cc 7 vezes. 

1994 – Tetra nos EUA e inicio da era Doohan

Depois de 24 anos, o Brasil voltou a ser campeão da Copa do Mundo. Dessa vez o título veio nos Estados Unidos, ao bater a Itália nos pênaltis. 

Esse foi o primeiro título mundial do Brasil em que a Itália não esteve presente na MotoGP. Em 1994, o australiano Michael Doohan foi campeão pela primeira vez. A escuderia do piloto era a japonesa Honda.

Doohan ainda foi campeão mundial mais quatro vezes consecutivamente, todas correndo pela Honda. A aposentadoria veio em 1999, mas o legado do australiano está para sempre na história da MotoGP.

2002 – Penta no Japão e Coreia do Sul e Rossi dominando a MotoGP

Com um time recheado de estrelas, como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo, o Brasil ganhou o penta. A taça foi levantada no Japão, após bater a Alemanha por 2 a 0. Os gols foram marcados pelo Fenômeno. 

Um outro italiano começava a escrever a história na MotoGP, Valentino Rossi. Correndo pela Repsol Honda, Il Dottore ganhou o segundo título mundial na principal categoria da motovelocidade. 

Piloto Valentino Rossi disputando prova de moto
Quando o Brasil foi penta, Rossi começava a dominar a MotoGP

O italiano dominou a primeira década dos anos 2000 na MotoGP, foram 7 títulos conquistados. O primeiro foi pela Nastro Azzurro, o segundo e o terceiro pela Repsol Honda e os outros cinco pela Yamaha. 

Valentino Rossi se aposentou das motos em 2021 e será sempre considerado como um dos melhores pilotos da história. 

Conclusão

Depois de ver os campeões da MotoGP em anos dos títulos do Brasil, deu para perceber que em quase todos a Itália esteve presente quando a seleção levantou a taça.

Seja como escuderia, ou na nacionalidade do piloto, a Itália só não participou de um título do Brasil. E para aqueles que são supersticiosos, o campeão da MotoGP de 2022 foi o italiano Francesco Bagnaia, correndo pela também italiana Ducati. 

Não há como prever que o hexa vem, mas a Itália costuma dar boa sorte para a seleção. Agora que você conhece os pilotos campeões da MotoGP em anos dos títulos do Brasil, veja os produtos disponíveis na Loja Online Oficial da Tutto Moto

Assim é possível andar de moto e torcer pelo Brasil com muita segurança e proteção.

Nossos Capacetes

Veja um resumo do texto em forma de story!