Conheça as equipes da MotoGP 2023

Pilotos de moto alinhados para começar uma corrida

O campeonato mundial da principal categoria da motovelocidade reúne anualmente as melhores máquinas e os grandes pilotos. Conheça as equipes da MotoGP 2023 que vão competir pelo título. 

Ducati Lenovo Team

A equipe principal da famosa marca italiana Ducati vai em busca de mais um troféu do mundial de construtores em 2023. 

As motos vermelhas da equipe italiana vão ser pilotadas por dois italianos. O segundo piloto é Enea Bastianini, apelidado de La Bestia. Ele foi campeão da Moto2, categoria preparatória da MotoGP, em 2020 e vai ser o primeiro ano do piloto na Ducati. 

Com a Ducati, Francesco Bagnaia foi campeão mundial

Já o piloto principal é o atual campeão da MotoGP, Francesco Bagnaia. O italiano está no terceiro ano na principal categoria da motovelocidade. E após o título na temporada de 2022,a expectativa de mais um bom desempenho é alta. 

O título veio com uma recuperação digna de cinema. Bagnaia chegou a ficar 95 pontos atrás do líder do campeonato. O italiano só assumiu a liderança nas últimas etapas e o título foi conquistado na última corrida, em Valência. 

Monster Energy Yamaha 

Uma das marcas mais famosas do mundo das motos é a japonesa Yamaha, e claro que ela está presente na MotoGP. A equipe principal da fábrica chega como uma das favoritas mais uma vez. 

Para 2023, a dupla de pilotos é a mesma de 2022. O primeiro piloto é o francês Fabio Quartararo, campeão mundial em 2021 e vice na última temporada. 

O companheiro de equipe será o italiano, filho de mãe brasileira, Franco Morbidelli. Essa será a terceira temporada com a equipe principal da Yamaha.

Repsol Honda Team

Mais uma japonesa no grid da MotoGP é a Honda, que tem como equipe principal a Repsol. As motos laranjas vão ser pilotadas por uma lenda da categoria e também por um piloto que estreia no time, mas que já foi campeão mundial. 

Marc Marquez é um dos principais nomes da história da MotoGP

Joan Mir, espanhol e campeão do mundo em 2020, deixou a Suzuki para correr pela Honda na temporada de 2023. E o companheiro de equipe é um também espanhol e que já foi muitas vezes campeão da MotoGP. 

Marc Marquez, dono de 6 títulos mundiais na categoria é sem dúvida um dos grandes nomes da MotoGP. O número 93 foi campeão em 2013, 14, 16, 17, 18 e 19. Além de muito habilidoso, o espanhol é o mais jovem a ser campeão mundial. 

Em 2013, na primeira temporada na MotoGP, Márquez foi campeão e na época tinha apenas 20 anos.

Aprilia Racing

A italiana Aprilia terá como pilotos uma dupla de espanhóis, Maverick Viñales e o veterano Aleix Espargaró. 

Na temporada de 2022, o melhor colocado da equipe foi Espargaró, ficando na quarta colocação do mundial de pilotos, com 212 pontos. Já Viñales ficou na 11ª posição, com 122 pontos. 

Gresini Racing

A italiana Gresini é uma equipe satélite da Ducati. O time vem com mudanças para a temporada de 2023. Em 2022, os pilotos eram os italianos Enea Bastianini e Fabio di Giannantonio. 

Após a terceira colocação no campeonato passado, Bastiani foi correr pela Ducati e quem assumiu a vaga na Gresini foi o espanhol Alex Marquez, 17º colocado no mundial passado. 

 Fabio di Giannantonio por sua vez segue na equipe para a temporada de 2023 e terminou o mundial passado na 20ª posição. 

LCR Honda 

A equipe satélite da Honda vem com uma dupla diferente de 2022. O japonês Takaaki Nakagami, 18º colocado no campeonato passado, segue na escuderia, mas o companheiro de equipe será outro. 

Em 2023, o espanhol Alex Rins correrá pela LCR. Na temporada de 2022, ele correu pela Suzuki e terminou o campeonato na 7ª posição.  

Red Bull KTM Factory Racing 

A equipe da Red Bull na MotoGP é a KTM Factory Racing. Para 2023, o time vem com mudanças na dupla de pilotos. 

Binder em ação com a Red Bull KTM

O sul-africano Brad Binder, que terminou na  6ª posição, está mantido na equipe para 2023. O companheiro de equipe será o australiano Jack Miller, ex-piloto da Ducati que terminou a temporada 2022 na 5ª posição.

RNF Team

A malaia RNF agora é uma equipe satélite da Aprilia. No ano passado, o time utilizava  o motor da Yamaha. 

A dupla de pilotos é diferente da do ano passado. Esse ano, o espanhol Raul Fernandez, ex-piloto da Tech 3, que terminou na 22ª posição, e o português Miguel Oliveira, que correu pela KTM e ficou na 10ª posição, vão defender as cores da RNF. 

Tech3 GasGas Factory Team

A equipe satélite da KTM vem renovada para a temporada de 2023 da MotoGP. Os dois pilotos são espanhóis, Pol Espargaró e o estreante na categoria Augusto Fernandez. 

Espargaró é ex-piloto da Repsol Honda e terminou a última temporada na 16ª posição. Já Fernández é o atual campeão da Moto2 e sobe de categoria após 6 anos.   

Prima Pramac Racing

Mais uma das equipes da MotoGP 2023 que utiliza motos Ducati é a Prima. O time vem com a mesma dupla de pilotos de 2022: o francês Johann Zarco e Jorge Martin. 

Zarco ficou com a 8ª posição e Martin acabou o campeonato na 9ª colocação. 

Mooney VR46 Racing Team

Fechando o grid da MotoGP 2023, temos mais uma equipe correndo com motor Ducati, a Mooney VR46. 

A dupla de pilotos é italiana e é a mesma do ano passado. Luca Marini, que terminou em 12º, e Marco Bezzecchi, 14º colocado em 2022, vão defender a cores da equipe. 

A próxima temporada da MotoGP começa em 26 de março, em Portugal. Agora que você conhece as equipes da MotoGP 2023, veja os produtos disponíveis na Loja Online Oficial Tutto Moto. São opções para todos os tipos de motoqueiros.

Nossos Capacetes

Veja um resumo do texto em forma de story!