Como limpar o capacete corretamente? Aprenda em 5 passos rápidos e fáceis

Não é apenas a moto que precisa ser lavada e receber uma boa limpeza, os acessórios e itens de proteção também precisam desse cuidado. Veja agora como limpar o capacete.

Por que se deve limpar o capacete?

Existem alguns motivos para ter esse cuidado com um item de proteção tão importante como o capacete. O primeiro deles é que a peça fica exposta a chuva, poeira, poluição, detritos da rua e também insetos que podem sujar o casco. 

Outra razão para limpar o capacete é por causa do suor. Nos dias mais quentes é comum que a pessoa que estiver utilizando a peça comece a suar e isso suja o forro. 

Motoqueiro com roupa e capacete preto olhando a roda da moto
Não é apenas a moto que precisa ser lavada, o capacete também merece um cuidado espaço

Esse suor, e a falta de limpeza podem trazer problemas respiratórios e alergias de pele. Por isso é importante lavar com frequência o forro e também a parte externa do capacete.

A viseira também precisa ser limpa. Ela é uma parte importante, pois é através dela que o motoqueiro enxerga o trânsito e é responsável por proteger os olhos da pessoa. 

Passo a passo de como limpar o capacete

1- Limpar o forro

Alguns modelos de capacetes permitem a remoção do forro, isso facilita muito na hora da limpeza e pode ser um diferencial na hora da compra. 

Remova o forro e lave com água e detergente neutro. Não coloque na máquina de lavar e nem torça as peças, isso pode danificar e estragar o revestimento.

Deixe a água escorrer bem e coloque o forro para secar na sombra. O Sol pode também danificar e estragar a peça.

2- Lavar o casco

Para começar, remova a viseira do capacete e deixe essa parte para lavar depois. Tome cuidado para não riscar a peça.

O casco deve ser limpo com água e detergente também. Na hora de esfregar, utilize um pano ou flanela. Faça movimentos circulares para limpar toda a parte externa. 

motoqueiro com roupa branca e luva preta
Cuidado com os produtos utilizados na hora de limpar o capacete para não riscar a peça

Após limpar bem, retire o detergente com um pano. Dê preferência por materiais que não soltem pelos. Depois é só deixar secar na sombra.

Caso o capacete tenha acabamento brilhante, é possível utilizar cera automotiva. Mas se o casco for fosco, apenas água e detergente já é o suficiente. 

3- Lavar a parte interna do capacete

Por dentro do casco há uma estrutura de isopor que também pode ser lavada. Utilize álcool 70 e um outro pano. 

Mas atenção, só utilize álcool nessa parte. Não passe no casco pois isso pode remover a pintura ou riscar a peça.

4- Lavar a viseira

Para essa peça, utilize água, sabão e um pano macio. Tenha cuidado para não riscar e estragar a viseira. Após lavar, deixe secar na sombra.

5- Montar o capacete

Após todas as peças estarem secas, basta montar todo o capacete, pois ele vai estar totalmente limpo.

Com qual frequência se deve lavar o capacete?

Caso o capacete seja utilizado todos os dias, o ideal é limpar toda semana. Se a frequência de uso for um pouco menor, não é necessário fazer a limpeza com essa mesma periodicidade.

Mas é interessante ter esse cuidado com item de proteção de tempos em tempos.

Produtos que não podem ser utilizados na hora de limpar o capacete?

Para não danificar a pintura do capacete ou riscá-lo, não use álcool na parte do casco, deixe apenas para limpar a parte do isopor.

  • Álcool
  • Lado verde da esponja, palha de aço e afins
  • Panos que soltem pelos
Uma mulher em uma moto preta  e um homem em uma moto branca perto de um lago
Cuidar bem do capacete vai garantir uma maior durabilidade a peça

O lado verde das esponjas, palhas de aço, ou produtos desse tipo não podem ser utilizados pelo mesmo motivo, é capaz de danificar a pintura ou riscar o capacete.

Panos que soltem pelos não vão remover a pintura do capacete, mas o pelinhos vão ficar grudados no casco após a limpeza e isso pode não ser agradável a todos.

Cuidados com o seu capacete

O primeiro é realmente ter um capacete de uso pessoal. Utilizar capacetes de outras pessoas pode ser perigoso pois há o contato com o suor e secreções respiratórias, o que pode trazer doenças.

E isso vale para quem está entrando na autoescola. Comprar um capacete que somente uma pessoa vai utilizar é mais seguro e evita possíveis contaminações. 

Motoqueiro de roupa preta e capacete vermelho olhando a paisagem
Além de ser um item de proteção, o capacete faz parte do estilo do motoqueiro

Guardar o capacete em local arejado vai ajudar a cuidar melhor da peça e assim ter mais durabilidade. Existem ganchos e suportes específicos para pendurar o item de proteção na parede. 

Ter mais de um capacete pode ser interessante, pois é possível alternar o uso e como é um item de proteção obrigatório, é necessário usar todos os dias. Caso algum imprevisto aconteça, é só pegar o modelo reserva e andar de moto. 

Aqui na Tutto Motos há várias opções de capacetes, veja alguns abaixo!

Nossos Capacetes

Veja um resumo do post em forma de story!