O que significa o número 46 nas motos

Piloto Valentino Rossi disputando prova de moto

Todo mundo já deve ter visto alguns adesivos com o número 46 em capacetes, peças da motocicleta, acessórios e em muitos outros lugares. Mas não são todos que conhecem o motivo dessa numeração ser tão famosa. Veja agora o que significa o número 46 nas motos.

Existem números que ficam eternizados em cada esporte. No basquete, talvez o mais famoso seja o 23 de Michael Jordan, o futebol tem a 10 de Pelé, no futebol americano a “jersey” 12 de Tom Brady.

E no mundo da motovelocidade temos o 46, que faz referência, e até mesmo uma homenagem, a um dos maiores pilotos da MotoGP, Valentino Rossi.

O número 46 é o que Rossi utilizou durante a sua carreira no esporte, uma homenagem ao pai. Mas por que Valentino Rossi é tão famoso a ponto de virar um dos símbolos do mundo das motos?

Quem foi Valentino Rossi?

Nascido na cidade de Urbino, na Itália, em 16 de fevereiro de 1979, Valentino Rossi foi campeão da MotoGP 7 vezes, um título a menos do que Giacomo Agostini, que lidera a lista de maiores campeões da principal categoria do motociclismo, que tem 8.

O pai do 7 vezes campeão também foi piloto de motociclismo. Graziano Rossi foi um dos responsáveis por despertar a paixão pelas corridas no filho.

Os primeiros passos de Valentino Rossi no mundo da velocidade foram no kart. Aos 11 anos, o futuro piloto ganhou o campeonato regional de kart. Mas a grande paixão do garoto eram as motos.

Piloto Valentino Rossi dando autógrafos
O piloto italiano é o segundo maior campeão da MotoGP

Valentino Rossi estreou na principal categoria do motociclismo, a MotoGP, em 2001, correndo pela escuderia Honda. Mas antes de começar a carreira na elite da motovelocidade, Rossi já tinha conquistado dois campeonatos mundiais em outras categorias.

O italiano foi campeão em 1997, nas 125cc, ganhando 11 corridas de 15 disputadas. Em 99, correndo agora com 250cc, foi campeão mundial, fazendo 5 poles e conquistando 9 vitórias.

Em 2000, Rossi estreou nas 500cc, na época a categoria máxima da motovelocidade. Isso mudou em 2002, quando a categoria passou a utilizar motos de 1000cc e o nome foi alterado para MotoGP.

Na temporada de 2001, Rossi foi campeão das 500cc, ganhando 11 corridas e ficando fora do pódio em apenas 3 corridas.

Carreira na MotoGP

Logo no primeiro ano utilizando motos de 1000cc, Valentino Rossi foi campeão do mundo, ao vencer o GP de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

O domínio na MotoGP do ‘’Il Dottore”, apelido de Rossi que significa o doutor, continuou nos anos seguintes da década de 2000. Foram mais 5 títulos mundiais, em 2003, 2004, 2005, 2008 e 2009.

Valentino Rossi pilotando a moto número 46 em uma prova
Desde pequeno, Rossi já tinha paixão pelas corridas e foi nas motos que ele fez história

O Doutor tem ainda mais 4 vices campeonatos e 3 terceiros lugares na categoria que correu de 2000 a 2021. Após a aposentadoria da MotoGP, Rossi foi introduzido ao Hall da Fama da MotoGP. 

Essa premiação é oferecida às lendas da categoria e Valentino Rossi, introduzido em 2021, é sem dúvida um dos grandes nomes do esportes.  

Depois de saber quem foi Valentino Rossi, fica fácil entender o que significa o número 46 nas motos. Poucos são os símbolos tão fortes e marcantes como a numeração do italiano. Pelas vitórias, títulos e também por tudo que o Doutor fez na MotoGP, não é nenhum absurdo dizer que ele é um dos maiores esportistas da história.

Prêmio Laureus

Ele já foi premiado 3 vezes com o Prêmio Laureus, a honraria máxima do esporte mundial. O Doutor ganhou em 2006 o troféu de Espírito Esportivo e em 2011 recebeu a homenagem na categoria Retorno do Ano.

Por tudo que Valentino Rossi fez nas pistas e fora, ele foi eleito o Ícone Esportivo de 2022

A última premiação aconteceu em 2022 e o piloto foi homenageado com o prêmio de Ícone Esportivo. Essa escolha é feita diretamente pela Academia e não há uma votação por parte da mídia especializada. A seleção de Valentino Rossi para essa categoria foi feita pelo brilhantismo e longevidade do italiano, segundo a Academia.

No dia do anúncio da premiação, o campeão também foi lembrado pelos esforços fora das pistas, como as contribuições para organizações de caridade e também pela ajuda que deu a hospitais locais italianos, fornecendo respiradores durante a pandemia de COVID-19.

Veja um resumo do texto em forma de story!