Como pilotar melhor no verão  

motoqueiro com camisa azul, mochila vermelha, apoiado em moto vermelha em uma praia, em um dia de Sol

A estação mais quente do ano traz muitas coisas boas, mas pode trazer alguns novos desafios para os motoqueiros. Veja dicas de como pilotar melhor no verão para aproveitar ainda mais os dias de calor com muita segurança. 

4 – Hidratação

Isso vale não somente para os motoqueiros, mas sim para todas as pessoas. O corpo humano precisa de hidratação para regular certas funções orgânicas e para evitar problemas de saúde. 

Como o motoqueiro vai estar com capacete e debaixo de forte calor, ele vai precisar ter uma boa hidratação para não passar mal durante o trajeto. Vai ser comum transpirar durante o descolamento e para repor o líquido perdido, é fundamental beber água.

Levar uma garrafa de água nos baús, ou em alguma mochila, é interessante, pois assim vai dar para manter a hidratação durante o caminho.

3 – Pilote com mais tranquilidade

Não é só o motoqueiro que vai sentir a diferença de temperatura, a moto também pode ter alguns problemas por causa do calor. 

Por esse motivo, é mais seguro não abusar tanto da motocicleta. Não ande com uma velocidade muito alta ou faça uma pilotagem que exija muito do motor, pois ele corre o risco de aquecer.

Uma moto bem regulada e revisada não tem tanto risco de o motor ter um dano muito grande, mas o problema é que como o motoqueiro está posicionado perto do motor, esse aumento de temperatura vai incomodar o motociclista. Por isso é melhor pilotar com mais calma. 

2 – Escolha um capacete que entre bastante ar ou aberto

O capacete é um item de proteção obrigatório, portanto ele precisa ser utilizado em todos os momentos. A não utilização do capacete vai resultar em multas e penalidades, de acordo com o Artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro, o CTB

I – Conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança ou vestuário de acordo com as normas e as especificações aprovadas pelo Contran;

Infração – gravíssima.

Penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir.

Medida administrativa – retenção do veículo até regularização e recolhimento do documento de habilitação;

Artigo 244 do CTB

Sabemos que o capacete pode deixar o motoqueiro com ainda mais calor, mas como ele é obrigatório, não há como deixar de utilizá-lo. Mas há como não passar tanto calor utilizando esse item.  

Prefira utilizar capacetes com mais entradas de ar, pois com a ventilação, a sensação de calor vai ser menor. 

Outra saída é escolher um capacete aberto, pois com esse modelo, mais ar vai entrar e vai deixar o motoqueiro mais refrescado. 

1 – Escolha os equipamentos adequados

No calor, é muito comum utilizar bermudas e camisetas de manga curta. Mas para andar de moto isso não é nada seguro. Essas peças curtas e finas não vão oferecer as proteções que o motoqueiro precisa. 

Pessoa colocando um capacete e vestindo a jaqueta Tutto Wind Summer
A jaqueta Tutto Wind Summer é uma ótima opção para o verão. Ela traz proteções e não vai deixar o motoqueiro com calor

Por esse motivo, é muito mais seguro utilizar jaquetas, calças e luvas. Mas existem opções feitas para o verão e para os dias de calor. 

Essas peças são feitas de tecidos mais leves e contam com várias entradas de ar para a ventilação. E tudo isso sem deixar de lado as proteções que ajudam a diminuir os impactos na hora de uma queda. 

O verão também é época de fortes chuvas, em alguns lugares do Brasil. Por esse motivo é interessante utilizar uma jaqueta impermeável. Assim o motoqueiro vai estar protegido da chuva e não vai ficar todo molhado.

Agora que você sabe algumas dicas de como pilotar melhor no verão e não passar tanto calor, confira os produtos disponíveis na Loja Online Oficial Tutto Moto e rode sempre com muito mais proteção e estilo. 

Nossos Capacetes

Veja um resumo do texto em forma de story!