Como tirar CNH de moto? Veja os passos aqui

Para pilotar uma motocicleta, é necessário que a pessoa esteja habilitada. O processo tem alguns passos e no final o documento pode chegar em casa. Veja como tirar CNH de moto.

O que é a CNH?

A Carteira Nacional de Habilitação é um documento que permite com que as pessoas possam dirigir por todo território nacional, e também alguns outros países do mundo. 

Existem diferentes categorias de CNH, cada uma permite dirigir um tipo de veículo diferente. Veja os tipos abaixo:

  • ACC – Autorização para conduzir ciclomotores. Permite pilotar motos de até 50 cilindradas, as cinquentinhas
  • A – Permite pilotar moto com mais de 50cc 
  • B – Autoriza a pilotar carros
  • C – Permissão para conduzir caminhões, tratores e maquinário agrícola
  • D – Autoriza a dirigir veículos de transporte de pessoas, como ônibus, vans e micro-ônibus
  • E – Permite conduzir caminhões articulados com reboque 

Os passos para tirar a CNH de moto

O processo tem algumas etapas, um exame médico, aulas teóricas, aulas práticas e provas. As motocicletas e os carros são os únicos veículos que uma pessoa que está tirando a primeira CNH pode dirigir. 

Antes de pegar a estrada com a moto, é preciso ter a habilitação

Caminhões e ônibus exigem que a pessoa tenha alguns anos de CNH para que a pessoa possa obter a licença para esses veículos.

Veja agora como tirar CNH de moto!

Dar entrada no Detran

Para começar o processo, a pessoa precisa ter 18 anos completos. Com a maioridade atingida, ela deve agendar um horário em uma agência do Detran para colher digitais, tirar foto e fazer um teste de alfabetização.

Para agendar o horário, é preciso entrar no site do Detran, do estado em que a pessoa reside, e ver a agência mais próxima. No dia e hora marcada, é só comparecer ao local, com os documentos que estão na relação que aparece no site.

As digitais vão ser utilizadas para comprovar a frequência nas aulas teóricas e práticas. E o teste de alfabetização é simples. O funcionário do Detran vai ditar uma frase e depois a pessoa vai precisar escrever.

Exames

Depois de dar entrada no Detran, o próximo passo é realizar o exame médico, de visão e psicotécnico. Para isso, é necessário ir a uma clínica médica parceira do Detran.

Uma das etapas do processo para tirar a CNH é a realização de exames

Para agendar um horário é preciso, mais uma vez, entrar no site do Detran e ver a relação de clínicas. Os exames são simples e vão ver a condição física, visual e também mental da pessoa. Tudo é feito no mesmo dia e com a aprovação, e só seguir para o próximo passo.

Curso de Formação de Condutores

O CFC vai ser onde a pessoa vai ter aulas teóricas de direção. As aulas vão ensinar sobre direção defensiva, primeiros socorros, mecânica básica, leis de trânsito, sinais e placas e relação interpessoal. 

Após o final das aulas existem provas para ver se o aluno aprendeu todas as disciplinas. Um dos testes vai ser um simulado da prova teórica do Detran, a outra vai ser sobre leis de trânsito.

Prova teórica

Ao ser aprovado no CFC, o aluno deve fazer a prova do Detran. São 30 perguntas de múltipla escolha, para ser aprovado são necessários 21 acertos.

Homem digitando em um computador
A prova teórica vai ser realizada no computador, em uma das unidades do Detran

Após a aprovação na prova teórica, vem agora o próximo passo, as aulas práticas.

Aulas práticas

Agora o futuro motoqueiro precisa ir para a auto escola e começar as aulas práticas, nas quais a pessoa vai aprender como pilotar a moto e também a treinar para passar na prova prática do Detran.

Ao final das 10 aulas, é possível contratar mais aulas para que a pessoa treine mais e esteja mais bem preparada para a prova. 

Prova prática

A última etapa do processo é a prova prática. Nela, a pessoa vai precisar completar um circuito, desviar de cones, dar setas para virar, completar um 8 e vai realizar uma parada obrigatória.

O nervosismo pode atrapalhar a pessoa na hora da prova, alguns erros podem fazer com que futuro motoqueiro perca pontos ou seja eliminado, então é importante controlar o nervosismo e lembrar de tudo o que foi aprendido durante as aulas. 

motoqueiro em cima de moto em uma estrada
A prova prática é a última etapa para tirar a CNH

O candidato que for aprovado na prova vai receber a CNH e estará pronto para pilotar nas ruas. A habilitação vai ser provisória, somente após um ano que o documento vai ser definitivo.

A CNH provisória garante os mesmo direitos que a definitiva, mas a diferença é que no primeiro ano o motoqueiro não pode cometer infrações graves ou gravíssimas e nem receber duas faltas médias. 

Caso ele não tenha problemas, ele vai receber a CNH definitiva. Mas se ocorrer alguma das infrações, a pessoa vai perder a provisória e vai ter que começar o processo desde o início. 

Como funciona para quem já tem CNH?

Caso a pessoa já seja habilitada, seja de carro ou de alguma outra categoria, ela não precisa fazer o CFC nem a prova teórica novamente. Basta apenas começar a auto escola e fazer as aulas práticas. 

Agora que você já conhece como tirar a CNH de moto, veja os produtos da Tutto Moto para começar a pilotar com muita segurança e estilo.

Nossos Capacetes

Veja um resumo do texto em forma do story!