É permitido usar viseira espelhada para pilotar?

O motoqueiro está exposto a uma série de perigos durante o dia e para evitar maiores problemas, ele precisa estar protegido. Um dos itens de proteção obrigatório é a viseira, mas existem regras sobre o uso desta. Veja agora se é permitido usar viseira espelhada.

Importância da viseira e regras

Os olhos são fundamentais para pilotar a moto e pode enxergar o trânsito à frente. Essa região do corpo é muito sensível e como o motoqueiro está exposto a sujeiras e detritos da pista, é fundamental que ela esteja protegida.

Além disso, é obrigatório o uso de proteção para os olhos, segundo a resolução 453 do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN:

Art. 3º O condutor e o passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, para circular na via pública, deverão utilizar capacete com viseira, ou na ausência desta, óculos de proteção, em boas condições de uso.

Resolução 453 do CONTRAN

A falta desse item de proteção, ou dos óculos, vai resultar em multas e punições previstas no Código de Trânsito Brasieliro. 

Motoqueiro pilotando moto preta
A viseira protege a vista do motoqueiro, por isso ela deve ser sempre utlizada

A viseira precisa estar abaixada durante todo o deslocamento do motoqueiro, ela só pode ser levantada quando o motociclista estiver parado, como no semáforo. E quando o capacete não tiver a viseira, é necessário utilizar um óculos de proteção.

Óculos de Sol ou de grau não são considerados itens de proteção. É necessário utilizar óculos como os de motocross, que vão realmente proteger a vista do motoqueiro e ainda permitem a utilização de lentes corretivas por baixo.

Cores das viseiras

É possível achar viseiras em 3 cores: transparentes, escuras e espelhadas. Qualquer uma destas é permitida na hora de pilotar as motos.

A única exigência é que a viseira tenha essa coloração vindo de fábrica, uma vez que ela não pode receber a aplicação de uma película de insulfilm. Mas caso ela seja colorida de fábrica, não há nenhum problema em utilizar uma viseira espelhada.. 

VISEIRA: Destinada à proteção dos olhos e das mucosas, é construída em plásticos de engenharia, com transparência, fabricadas nos padrões: cristal, fume light, fumê e metalizadas.

As viseiras que não sejam do padrão cristal devem ter aplicação da seguinte orientação na sua superfície, em alto ou baixo relevo, sendo: Idioma português: USO EXCLUSIVO DIURNO (podendo estar acompanhada com a informação em outro idioma) Idioma inglês: DAY TIME USE ONLY .

Resolução 453 do CONTRAN

Então é permitido utilizar uma viseira espelhada o tempo todo?

Na verdade não. Não há nenhum problema em usar uma viseira espelhada durante o dia, mas à noite, existem outras recomendações. 

Ainda segundo a resolução 453, o motoqueiro só pode utilizar as viseiras escuras durante o dia, mas à noite a proteção precisa ser transparente. Isso é para que o motociclista possa ter uma melhor visibilidade do trânsito. 

§ 4º No período noturno, é obrigatório o uso de viseira no padrão cristal. 

Resolução 453 do CONTRAN

O mesmo vale para os óculos de proteção, eles precisam ser transparentes para que o motoqueiro possa utilizar durante à noite e também não podem receber a aplicação de películas. 

§ 5º É proibida a aposição de película na viseira do capacete e nos óculos de proteção.

Resolução 453 do CONTRAN
capacete pendurado na parede
À noite, apenas viseiras transparentes são permitidas

Atente-se a sua viseira e garanta mais segurança e também evite multas, pois de acordo com a resolução do CONTRAN, o desrespeito a essas medidas pode dera punições:

Art. 4º Dirigir ou conduzir passageiro em descumprimento às disposições contidas nesta Resolução implicará nas sanções previstas no CTB

Resolução 453 do CONTRAN

Agora que você já sabe que é permitido usar viseira espelhada, veja os produtos que temos aqui na Tutto Moto, para oferecer mais proteção e também estilo na hora de pilotar a moto! 

Nossos Capacetes

Veja um resumo do texto em forma de story!