Quais são os capacetes proibidos para andar de moto

Capacete vermelho com viseira transparente

O capacete é um item de proteção obrigatório para todos os motoqueiros e também eventuais passageiros. Mas existem regras sobre o uso deste e não são todos os modelos que são permitidos para o uso. Veja agora quais são os capacetes proibidos para andar de moto.

A importância do capacete

O motoqueiro está exposto a uma série de acidentes e quedas. Um tombo em alta velocidade pode resultar em muitos problemas e lesões.

motoqueiro em cima de moto em uma estrada
O capacete é um item de proteção obrigatório e ele ajuda a proteger a vida do motoqueiro

Pode acontecer do motociclista bater a cabeça no asfalto, guias, carros e um choque nessa região pode causar sérias lesões, inclusive uma morte. 

Outra razão para utilizar é em relação aos olhos. A viseira protege contra os detritos, sujeira e qualquer coisa que possa vir a bater nessa região tão sensível e também importante do corpo humano. 

Modelos proibidos para o uso em motos

Os capacetes precisam proteger toda a cabeça do motoqueiro e do passageiro também, isso para evitar lesões e até possíveis mortes. 

Por esse motivo, os capacetes coquinhos não são permitidos para usar, pois eles só vão proteger a parte de cima da cabeça, mas não a nuca e uma pancada nessa região pode trazer muitos danos.

Os capacetes de ciclismo não devem ser utilizados para andar de moto

Capacetes de ciclismo e skate também são proibidos para serem utilizados por motoqueiros. Eles não vão proteger toda a cabeça da pessoa na hora de um acidente.

Os capacetes de obra, os EPIs também, são proibidos, segundo a resolução 453, do Conselho Nacional de Trânsito, CONTRAN, esse modelo não vai oferecer a segurança e proteção que o motociclista necessita. 

Por essas razões é melhor apostar em um bom capacete projetado especificamente para motoqueiros. 

Outras recomendações

A resolução do CONTRAN traz mais algumas recomendações acerca do uso do capacete, para a segurança de quem está na moto e também para evitar multas e punições. 

O capacete precisa estar afivelado no queixo do motoqueiro. Caso a pessoa sofra uma queda, a peça pode sair da cabeça e não oferecer proteção. Mas se estiver preso, isso não vai acontecer. 

motoqueiro abaixando a viseira do capacete em cima de moto laranja
A viseira do capacete deve estar sempre abaixada. Caso o capacete não tenha, é obrigatório o uso de óculos de proteção

A viseira também é um item de proteção e a falta dela pode gerar ferimentos e também multas. Ela precisa estar abaixada durante o deslocamento, mas pode ser levantada quando o motoqueiro estiver parado. 

Em modelos sem a viseira, como os capacetes de motocross, ou os abertos, é preciso utilizar óculos de proteção. 

Óculos de grau, de Sol, ou EPIs, não devem ser utilizados com o intuito de proteger a vista do motoqueiro. É necessário utilizar os óculos de motocross, que permitem a utilização de lentes corretivas por debaixo destes e vão oferecer segurança na hora de pilotar.

Durante o dia, a viseira e o óculos de proteção podem ser escuros, desde que essa seja a cor de fábrica deles. Caso estes sejam transparentes e recebam a aplicação de uma película por cima, a utilização é proibida.

E à noite, tanto a viseira como os óculos precisam ser transparentes.

motoqueiro andando na chuva

O capacete também precisa ter selo de aprovação do Inmetro, atestando que o produto é de qualidade e segue as normas de produção. É necessário também que a peça tenha adesivos refletivos, isso é pensando para que à noite, os carros consigam ver o motoqueiro.

O desrespeito a alguma dessas regras, vai resultar em multas e punições, segundo a resolução em questão: 

Art. 4º Dirigir ou conduzir passageiro em descumprimento às disposições contidas nesta Resolução implicará nas sanções previstas no CTB

Resolução 453 do CONTRAN

E além da punição em dinheiro, ou pontos na carteira, não utilizar os itens de segurança é colocar em risco a integridade física e correr riscos de uma grave lesão ou até mesmo uma eventual morte. 

Agora que você já sabe quais são os modelos proibidos de capacetes para andar de moto, veja aqui na Tutto Moto, opções que além de segurança vão trazer muito estilo! 

Nossos Capacetes

Veja um resumo do texto em forma de story!